A baiana Vânia Marques Pinto foi eleita para ser a primeira presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura/CONTAG.
“É um momento histórico. Em seis décadas de Contag, pela primeira vez teremos uma mulher no comando. Como filho de uma agricultora familiar, sou testemunha viva da importância das trabalhadoras rurais”, celebra o deputado Bohn Gass (PT/RS), que está participando do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (14º CNTTR), em Luziânia/GO.
Bohn Gass destaca que ao escolher Vânia Pinto, a CONTAG reafirma a paridade de gênero na sua direção que é composta por 12 pessoas, sendo seis mulheres e seis homens.
“As 27 federações filiadas entenderam que já passava da hora de reconhecer que as mulheres vivem a realidade do campo de forma intensa e próxima, e que isso faz delas especialistas nos desafios enfrentados por cada região do país”, afirma Bohn Gass.
Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), do Congresso Nacional, dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e das Mulheres, do Incra, da Anater, da CONTAR, da Unicafes, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA), entre outros parceiros, também participam do 14º Congresso.

Foto: @viniciozborba: Samuel Santos (Fetag/RS), Alberto Broch (ex-presidente da Contag), Vânia Pinto (presidenta eleita), Bohn Gass e Aristides dos Santos (presidente da Contag substituído, agora, por Vânia)

Compartilhe

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *