O deputado federal Elvino Bohn Gass (PT/RS) participou da Assembleia Geral da FETAG, primeiro grande encontro presencial da entidade depois que a pandemia começou. A situação da agricultura familiar no RS é dramática e urgente. Bohn Gass denunciou o descaso e o abandono dos governos Leite e Bolsonaro que, segundo ele agravaram as consequências da estiagem que assola principalmente a população rural, mas atinge também o meio urbano.
“Não podemos contar com nenhuma política específica dos governos para enfrentar a seca e seus prejuízos. Os próprios parlamentares da base do governo Bolsonaro, já afirmaram que o Ministério da Agricultura não tem recurso previsto e orientaram a buscar emendas de deputados. Para piorar as coisas, agora sai um comunicado do governo federal anunciando que não haverá mais nenhum centavo para crédito subvencionado nesta safra. É um escândalo!” afirmou.
O encontro serviu para organizar a agenda de mobilizações da FETAG por todo o Estado, começando com um ato em Ijuí, dia 16 de fevereiro, com o objetivo de chamar atenção das autoridades e da população sobre um conjunto de medidas urgentes e necessárias para que se possa atenuar os efeitos da crise climática.
Bohn Gass reafirmou, ainda, seu compromisso histórico com a categoria e garantiu seu apoio junto às demandas da agricultura familiar nesse momento, entre as quais, a renegociação das dívidas, a abertura de linha de crédito emergencial, a garantia de preço mínimo para compra de milho e forrageiras para a pecuária familiar, além de medidas para mitigar a falta de água, como a construção de micro-açudes e poços artesianos.
No responses yet