Quando estive em Santa Vitória do Palmar, acompanhado do vereador Vereador Prof Maurício Freitas-PT visitei a Câmara de Vereadores, as secretarias de Saúde e da Agricultura do município, onde anunciamos recursos de emendas do nosso mandato, articuladas pelo vereador, para a Saúde, a Agricultura e a pavimentação de vias. Estive na Escola Municipal Professor Aresmi Rodrigues e participei com os vereadores Vereador Tchilila, Carlos Silveira e Vivi Muller de uma Plenária que debateu a conjuntura política nacional.

Além dessa programação, fiz questão de encontrar com os produtores da agricultura familiar no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com os servidores da Emater e finalmente fui até a sede da Cooperativa dos Produtores de Leite da Zona Sul, a Sulleite.

A Cooperativa vai completar 25 anos de fundação em outubro de 2022. Foi a partir de um grupo de produtores que já trabalhava de forma associada, com possibilidade de aumentar a escala de produção, que se organizou a cooperativa. Graças às parcerias com o STR e a assistência técnica da Emater, além do acesso a linhas de crédito subsidiada, foi possível diversificar a matriz produtiva do município. Hoje a agroindústria de beneficiamento de leite, produz entre outros produtos, o segundo melhor doce do leite do RS, segundo a Associação Gaúcha de Laticinistas (AGL).

A agricultura familiar gera riqueza e renda, por isso defendemos políticas públicas de desenvolvimento para o setor. É de onde vem a maior parte da alimentação que chega na mesa da cidade todos os dias. A Sulleite é experiência que ajudou a desenvolver o município de Santa Vitória do Palmar, principalmente a partir da diversificação da produção. Mas isso só é possível quando há um esforço conjunto de diferentes instituições e a parceria dos órgãos técnicos. O resultado aparece!

Com a direção da Cooperativa dos Produtores de Leite da Zona Sul, a Sulleite.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aresmi Tavares.
Com os servidores da Emater.
No Sindicato do Trabalhadores Rurais de Santa Vitória do Palmar.
Compartilhe

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *