SEMEANDO RESISTÊNCIA E CULTIVANDO UM MUNDO NOVO
Com a exposição “Semeando resistência e cultivando um mundo novo”, que foi aberta ontem e permanece até amanhã, no Espaço Mário Covas, a JUVENTUDE RURAL ocupa um espaço mais do que devido na Câmara dos Deputados.
Trata-se de exemplo da potência produtiva desta juventude, e por ela passa a reconstrução do Brasil.
Como jovem rural que um dia fui, tive a felicidade de receber a juventude rural, que é presente e é futuro, no meu gabinete.
A exposição reúne produtos de todos os estados brasileiros e pretende abrir os olhos do Congresso para a importância de uma legislação que garanta a sucessão rural, a continuidade da agricultura familiar, produtora de 70% dos nossos alimentos.
Hoje, mais de 7 milhões de jovens vivem no campo enfrentando desafios como a falta de moradia e de acesso a serviços públicos (saúde, educação, crédito, assistência técnica, esporte e cultura).
“As jovens e os jovens rurais, além de participarem da produção de alimentos saudáveis para a sociedade, principalmente nesse cenário de aumento da fome no Brasil, são detentores de conhecimentos e tradições que mantêm viva a cultura e a identidade tradicional de diversas comunidades do campo”, diz Mônica Bufon, secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG.
No responses yet