Governo Lula atende pedido e hospital Oswaldo Cruz receberá por saúde mental
Em março, deputados do PT levaram pedido ao Ministério da Saúde
Um pedido encaminhado no final de março ao Ministério da Saúde pelos deputados Elvino Bohn Gass e Jeferson Fernandes, ambos do PT, para que o Hospital de Horizontina fosse habilitado a prestar serviço de saúde mental, foi atendido menos de dois meses depois pelo governo Lula.
Bohn Gass e o ex-prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, representando o deputado Jeferson Fernandes, estiveram em audiência no Ministério da Saúde para buscar a solução de um problema que já se arrastava há mais de um ano na saúde de Horizontina: o Hospital Oswaldo Cruz havia aberto dez leitos para atendimento de saúde mental sem, no entanto, ter o devido ressarcimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O pedido chegou a ser levado ao governo Bolsonaro, mas não houve resposta. Agora, atendendo a solicitação dos parlamentares gaúchos, o Ministério da Saúde editou a portaria que autoriza credencia o atendimento de saúde mental pelo SUS e o hospital passará, então, a ser ressarcido pelo serviço.
“A vitória é da saúde pública. Mas, devemos reconhecer a iniciativa da Associação Hospitalar Beneficente Oswaldo Cruz de Horizontina que enfrentou a demanda e abriu dez leitos para a saúde mental e, mesmo sem receber, passou a atender. Felizmente, agora, receberá por isso”, celebra Bohn Gass.
Desconsi, representante do deputado Jeferson, comenta: “A demanda chegou por meio da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ana Denise Strapasson e do vereador Jorge Ramos. Em Brasília, o Chefe de Assessoria Parlamentar do ministério, ex-deputado Chico D`angelo assumiu o compromisso de, em pouco tempo, solucionar o problema. O governo Lula cumpriu sua palavra”.
Foto PT na Câmara/Divulgação – Bohn Gass e Desconsi no Ministério da Saúde: pedido no final de março foi atendido no início de maio
No responses yet