Categories:

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram hoje (10) as redes sociais para destacar a importância do discurso histórico proferido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , em São Bernardo do Campo (SP), dois dias após a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, de anular as sua condenação pela Justiça Federal em Curitiba e resgatar seus direitos políticos.
Em seu discurso, Lula prestou solidariedade às milhares de famílias das vítimas de Covid-19 no Brasil e disse que a dor da injustiça causada a ele pela Lava Jato não se compara ao luto dos brasileiros. Ele também parabenizou e agradeceu o trabalho dos profissionais na linha de frente contra a Covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos hospitais privados, condenou a política negacionista e genocida do governo neofascista Jair Bolsonaro e apontou caminhos para o Brasil sair do atual atoleiro econômico, social, sanitário e ambiental.

“Só um estadista da grandeza de Lula põe o povo à frente e acima das suas próprias dores. Nem bem começou a falar e já levou todo mundo às lágrimas com sua latente humanidade. Viva Lula”, afirmou o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS). O parlamentar ainda completou: “Enfim, temos a necessária manifestação de solidariedade presidencial à imensa dor do povo brasileiro neste momento. Não, ela não veio do Bolsonaro, mas do melhor dos presidentes, Lula”.
Unificação do povo brasileiro

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) apontou as diferenças entre Lula e Bolsonaro. “Lula estabelece diferenças profundas com o governo Bolsonaro. Lula tem visão de país. O atual presidente não sabe o que fazer do país. Lula brilhou como nunca. Habilidade, generosidade e espírito de um grande líder que reúne as melhores condições para unificar o país”.

“A decisão do STF, de finalmente suspender a farsa dos processos contra Lula, coloca de volta no jogo um peso pesado da política: o Lula. O retorno dele vai fortalecer a oposição ao desgoverno e devolver a esperança ao povo”, escreveu o líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Defesa do SUS

Para o ex-ministro da saúde, deputado Alexandre Padilha (PT-SP) Lula defendeu o SUS com “unhas e dentes”. “Lula defendendo com unhas e dentes o SUS, apoiando as famílias daqueles que perderam seus entes queridos pela Covid-19. Sua emoção é nossa emoção, Lula”.

“Lula reconstrói nossas esperanças. Lula é a esperança do Brasil. Tem a grandeza de um estadista. Sabe que o futuro depende da união de todos os brasileiros e brasileiras”, disse a deputada Maria do Rosário (PT-RS).

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) destacou a importância da fala de Lula e criticou o desgoverno Bolsonaro. “A fala do nosso presidente Lula é de extrema importância e urgência. É inadmissível o que o povo está passando com o desgoverno do Bolsonaro. Isso precisa mudar”.

O homem voltou

“Ouvir Lula é um acalento aos nossos corações e uma injeção de ânimo para a nossa luta. Lula é um grande estadista e humanista. Nós não vamos desistir Lula. Nós vamos juntos lutar pelo Brasil. O homem voltou”, comemorou o deputado Beto Faro (PT-PA).

Para o deputado *Helder Salomão (PT-ES) *Lula é um grande estadista. “O presidente Lula é um estadista gigante! Em uma hora de entrevista, o presidente Lula apontou soluções para o Brasil. O povo brasileiro quer Lula presidente, e eu também!”.

“O Brasil já foi o povo mais otimista com o futuro da humanidade, conforme pesquisa mundial da opinião. Foi no governo Lula. Agora, nunca estivemos tão desanimados. Mas o futuro nunca está dado, ele é disputado hoje, construído hoje. E, hoje, é dia de voltar a sonhar”, escreveu o deputado Jorge Solla (PT-BA) em suas redes sociais.

Leia abaixo mais manifestações dos parlamentares:

Deputado Joseildo Ramos (PT-BA) – “O acolhimento das dores de quem perdeu pessoas para o coronavírus, quem sofre de fome e desemprego, é o mínimo que o brasileiro esperava de um líder neste país. A fala do Lula só evidencia a falta de humanidade do que temos como presidente que transformou a dor do povo em chacota”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Lula sabe das coisas e da dor de nosso povo! Volta Lula”.

Deputado Célio Moura (PT-TO) – “Lula vai voltar. A verdade está aí, Lula é movido por amor ao seu país e ao povo. E o povo brasileiro merece sorrir de novo”.

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “O dom de encher as pessoas de esperança. 🙂 Estou recebendo cada mensagem bonita de quem tá assistindo a Lula. Vamos reconstruir um Brasil feliz de novo”.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “Lula é gigante, um verdadeiro estadista. Bolsonaro é um ser desprezível, uma aventura fascista. Qualquer falsa simetria entre ambos é desonestidade intelectual e mau-caratismo”.

Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “ Lula tem ao seu lado gente como Alberto Fernandes, Mujica, Noam Chomsky, Papa Francisco, Bernie Sanders, Martinho da Vila, Chico Buarque… O ex-tenente tem Olavo de Carvalho”.

Deputado Marcon (PT-RS) – “Lula vale a luta”.

Deputado Paulo Guedes (PT-MG) – “Se Bolsonaro estiver ouvindo a coletiva do presidente Lula, já terá uma aula intensiva de como governar um país de verdade. Fala Lula o Brasil precisa te ouvir”.

Deputado Vicentinho (PT-SP) – “O Pai tá on! Discurso do eterno presidente Lula no @smabc. Seguiremos na luta!”.

Deputado Léo de Brito (PT-AC) – “Muito correta a postura do Lula de virar a página em relação à Lava Jato, Moro e sua quadrilha. Essa agora é um assunto da Justiça brasileira e da história. A prisão e o lixo da história os esperam”.

Deputado Merlong Solano (PT-PI) – “A recuperação dos direitos políticos de Lula do Brasil recoloca o judiciário e toda a nossa nação no caminho do fortalecimento da democracia, que tem no respeito ao devido processo legal uma das suas bases”.

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Lula está dando uma entrevista coletiva há mais de duas horas. Jornalistas do Brasil e de todo o mundo querem saber o que o ex-presidente tem a dizer sobre a anulação dos seus processos na Lava Jato e sobre o que ele pensa do Brasil”.

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “A anulação das condenações de Lula questiona ainda mais a legitimidade de Bolsonaro de presidir o país. O crime de Moro, Dallagnol e outros que já fazem parte do lixo da história trouxe como consequência a realidade em que vivemos. Um governo sem moral e que desrespeita a vida”.

Deputado João Daniel (PT-SE) – “Este é o presidente que o Brasil merece. Lula mostra sua estatura de grande estadista que defende a vida a democracia”.

Deputado Padre João (PT-MG) – “Lula, a esperança do povo brasileiro. Essa estrela voltará a brilhar e tirará o Brasil do mapa do retrocesso”.

Deputado Alencar Santana (PT-SP) – Com Lula o placar é Ciência 7×0 Negacionismo “Não siga nenhuma decisão imbecil do presidente da República ou do ministro da Saúde. Tome vacina!”
Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – “O estadista falou e trouxe esperança”.

Deputado José Airton Cirilo (PT-CE) – “Esse é o papel de um presidente! ‘O Brasil não precisa de arma, precisa de emprego, renda, saúde e educação’ ”.

Deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) – “Que discurso! Grande Lula!”.

Fotos: Ricardo Stuckert

Lorena Vale | PT na Câmara

Compartilhe

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *