Requerimento já foi enviado ao Ministério da Saúde
Diante das inúmeras reclamações que têm recebido de prefeitos e agentes de saúde, e do amplo noticiário sobre a falta de testes de Covid-19 para estados e municípios brasileiros, o vice-líder da bancada federal do PT, deputado Elvino Bohn Gass (RS) fez um Requerimento de Informação oficial ao Ministério da Saúde.
O deputado quer saber:
- a quantidade de testes já disponibilizados pelo governo federal
- o quantitativo em estoque
- o cronograma de distribuição
- o procedimento utilizado para aquisição
- o total de recursos públicos envolvidos
“Há consenso científico de que a testagem em massa é um fundamental para a definição dos procedimentos de combate à pandemia, mas, reiteradas vezes, tenho recebido queixas de que o Ministério da Saúde não oferece esses testes em número suficiente. Quero saber qual é a explicação do ministro interino, general Eduardo Pazuello”, explica Bohn Gass.
O Requerimento de Informação é uma prerrogativa dos Congressistas e os órgãos federais são obrigados a prestarem informações a deputados e senadores.
No pedido, Bohn Gass quer que o Ministério detalhe as quantidades, as datas e os tipos de testes distribuídos para cada município e cada estado, bem como se há estoque e, havendo, que sejam explicitadas as razões para o atraso na entrega.
“Para além da triste constatação de que o governo Bolsonaro é o que pior lida com a pandemia no mundo inteiro, precisamos identificar exatamente onde estão os problemas e resolvê-los. Por que quem está na espera das ações governamentais são pessoas que podem morrer pela falta delas”, conclui o deputado.
No responses yet