Ligações de Uruguaiana com Passo de Los Libres e com Itaqui foram viabilizadas pela PEC da Transição
Em menos de três meses, o governo Lula já tem duas grandes notícias para as comunidades da fronteira entre o Brasil e a Argentina: 1) a conclusão das obras da ponte que liga os dois países pelos municípios de Uruguaiana e Passo de Los Libres, na BR-290; 2) assinatura do contrato da obra e garantia de dotação orçamentária inicial de R$ 80 milhões para a construção da ponte entre Uruguaiana e Itaqui, na BR-472. Os anúncios foram feitos pelos ministros Renan Filho, dos Transportes, e Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, que estiveram em Uruguaiana.
O vice-líder do governo Lula no Congresso, deputado federal Elvino Bohn Gass (PT/RS), acompanhou os ministros: “São duas pontes essenciais para o nosso desenvolvimento. Elas garantem o escoamento da produção, facilitam o comércio, o turismo e a integração cultural”.
As obras só foram viabilizadas porque, antes mesmo de assumir, o governo Lula se preocupou em garantir os recursos. “Foi para isso que votei a favor da PEC da Transição, para garantir a restauração da ligação com a Argentina e para poder anunciar a liberação de R$ 80 milhões na ponte sobre o Ibicuí, cujo custo total está estimado em RS 200 milhões. Houve político gaúcho que classificou a PEC como ´gastança` e votou contra”, comenta Bohn Gass.
ORÇAMENTO – O vice-líder do governo diz, ainda, que as duas pontes são reivindicações antigas do Rio Grande do Sul ao governo federal. “Há anos, lutamos por essas obras. Eu mesmo e a bancada gaúcha nos dispusemos a destinar verbas, mas o governo anterior sempre alegava falta de orçamento e nunca fazia. Em menos de três meses, Lula já entrega uma delas e assina o contrato para a outra. O Brasil mudou”, finaliza Bohn Gass.
Fotos Marco de Wallau/Divulgação
No responses yet