Além da pauta da Câmara dos Deputados e do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, esta semana, dois temas ocuparam a agenda do deputado Bohn Gass: o reconhecimento da filantropia da Emater/RS e a popularização dos alimentos orgânicos no país.
EMATER – Bohn Gass participou de audiência no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em que se discutiu a ação que tenta garantir o caráter filantrópico da Ascar/Emater, entidade que presta serviços de assistência técnica e extensão rural no Rio Grande do Sul.
Em seu depoimento ao juiz Rodrigo Mosimann, Instrutor do Gabinete do ministro Francisco Falcão, Bohn Gass disse que, desde sua infância na agricultura familiar e, depois, como sindicalista rural e parlamentar, acompanha o trabalho dos extensionistas da Emater. “Especialmente em favor da agricultura familiar, os serviços prestados pela Emater são absolutamente essenciais para a o desenvolvimento da atividade, sua modernização e melhoria de produtividade. A maioria dos agricultores familiares não poderiam pagar por um serviço privado dessa natureza. Se a filantropia não for reconhecida, a empresa fecha e este serviço fundamental acaba”, disse o deputado.
A audiência foi acompanhada por Claudinei Baldissera, Superintendente Técnico da ASCAR e Leandro Simonetto, Procurador da ASCAR.
ORGÂNICOS – É preciso acabar com a ideia de que alimentos orgânicos são para poucos. Com essa ideia em mente, o deputado Bohn Gass reuniu-se esta semana com o ministro da Agricultura do governo Lula, Carlos Fávaro. Para que a produção orgânica seja aumentada e se possa oferecer alimentos mais baratos, Bohn Gass e Fávaro discutiram algumas iniciativas que podem partir do governo federal. Entre as ações debatidas estão a revigoração da Câmara Setorial de Orgânicos, a atualização de normativas e a melhoria nas condições de crédito aos produtores.
Da reunião, participaram, ainda, o presidente da Câmara Setorial Temática da Cadeia Produtiva da Agricultura Orgânica, Rogério Dias e o diretor da Fazenda Malunga, Joe Valle.
“O Plano Safra, recém lançado pelo presidente Lula, já tem estímulos à produção orgânica, mas o que queremos é que a garantia de acesso a esses alimentos à população seja permanente e cada vez mais facilitada”, falou Bohn Gass.
No responses yet