Pedido de um novo aparelho de radioterapia foi levado ao Ministério da Saúde por Bohn Gass e Beto Noronha
O Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) terá, em breve, um novo acelerador linear de partículas, aparelho usado para sessões de radioterapia em pacientes com câncer. A garantia veio a partir do encaminhamento para empenho no valor de R$ 10 milhões, que o Ministério da Saúde comunicou ao vice-líder do governo Lula no Congresso, deputado federal Elvino Bohn Gass (PT/RS).
Em março deste ano, acompanhado do vereador Beto Noronha (PT), o deputado esteve em reunião com o Ministério da Saúde, em Brasília, para demonstrar a importância que o novo acelerador teria para o povo de Ijuí e da região. Em julho, nova audiência em Brasília, desta vez com a direção do HCI presente. Em outubro, veio a notícia de que o valor já seguiu para empenho.
“Este mesmo pedido já havia sido levado ao governo Bolsonaro, mas, durante três anos, não houve resposta. Agora, em alguns meses, podemos garantir que o aparelho chegará em breve. É o governo Lula reconstruindo a saúde pública do Brasil”, diz Bohn Gass.
O vereador Noronha acrescenta: “O novo acelerador, com sua alta tecnologia, reduz muito o tempo da radioterapia. Quem fazia o tratamento em 30, 40 sessões, poderá fazer em seis ou sete. Isso aumenta a chance de vida do paciente. Além disso, os efeitos colaterais do tratamento também são muito menores com este equipamento”.
O novo acelerador vinha sendo a principal reivindicação do HCI. O hospital, que é referência no tratamento de câncer para dezenas de municípios em toda a região, conta hoje com um acelerador defasado.
No responses yet