Nesta segunda-feira (16), o deputado federal Bohn Gass (PT/RS) esteve na sede do INCRA em Porto Alegre, acompanhando representantes da FETAG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e da FETRAF (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) do Rio Grande do Sul, para pedir que as federações e os sindicatos de trabalhadores rurais, possam fazer, definitivamente, o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), declaração anualmente exigida de quem tem propriedade no campo.
“Para enfraquecer sindicatos de trabalhadores da agricultura familiar e suas federações, o governo Bolsonaro proibiu que as entidades fizessem o CCIR. Isso tornou o processo burocrático e dificultou a atualização do Sistema Nacional de Cadastro Rural do Incra. Eu mesmo já havia levado este tema ao governo Lula que, provisoriamente, autorizou que as entidades voltassem a fazer o documento. Agora, queremos a autorização definitiva”, diz Bohn Gass.
O deputado, o presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, e o Coordenador da Secretaria Geral da Fetraf, Luiz Carlos Scapinelli foram recebidos pelo Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RS, Milton Bernardes e pelo Superintendente do INCRA, Nelson Grasselli.
No responses yet