Deputado e prefeitos Celeiro participaram de reunião em Brasília
O deputado federal Bohn Gass (PT/RS), vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional, saiu satisfeito da reunião em que estiveram prefeitos da região Celeiro do Rio Grande do Sul e do Departamento de Missiones, no Ministério das Relações Exteriores, quando se tratou da construção da ponte binacional entre Tiradentes do Sul e El Soberbio.
Segundo os prefeitos, o valor estimado necessário para a realização da obra é de 25 milhões de dólares (cerca de 140 milhões de reais), recurso que já estaria garantido e reservado via Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).
“O desafio que fica por conta dos trâmites burocráticos. Há necessidade de um acordo de fronteira entre o governo argentino e brasileiro, além da garantia de postos da Polícia Federal e de outros órgãos de fiscalização. Isto é possível de resolver”, avaliou Bohn Gass ao final do encontro que foi coordenado pelo embaixador Marcelo Galvão Queiroz, Diretor do Departamento de América do Sul do ministério.
Bohn Gass analisa que a audiência foi um passo importante para impulsionar o acordo de fronteira. “A ponte será um marco para o desenvolvimento da região Celeiro. Ela integrará Brasil e Argentina, aumentará o comércio, impulsionará o turismo e desenvolverá a agricultura”
A travessia terá uma extensão de 464 metros entre as duas margens, constituindo a menor ponte entre o Brasil e a Argentina.
Também participaram da reunião contou os deputados Celso Russomanno (Republicanos/SP) e Lucas Redecker (PSDB/RS).
No responses yet